Rio + 20. Pensar no futuro, agir no presente.


A Magnetize esteve presente em um dos mais importantes eventos da atualidade,  a Rio + 20. Quem não ligou a televisão ou abriu um site de notícias e não se deparou com informações sobre o evento? Algumas pessoas ainda estão um pouco perdidas sobre o assunto por isso vamos contextualizar.

A Rio + 20 é uma Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o tema Desenvolvimento Sustentável. Bom, nessa hora começam a surgir dúvidas, a primeira e inevitável delas é entender o significado do termo “desenvolvimento sustentável.” A sua definição exata ainda é tema para debate no universo acadêmico, mas como nossa proposta é simplificar e não complicar segue abaixo uma definição não oficial sobre o termo.

“Desenvolvimento Sustentável” nada mais é do que o ato de planejar para que os países consigam gerar riqueza utilizando os recursos naturais de forma consciente, sem exploração excessiva do trabalho humano e preservando as espécies e seu habitat. Entre os objetivos a serem atingidos temos a diminuição da pobreza, preservação ambiental e desenvolvimento social e econômico.  Simplificando um pouco a Rio+ 20 é uma forma de deixar documentado o compromisso dos países em trabalhar para um planeta equilibrado.

O evento de 9 dias que era a promessa de um marco histórico para o planeta terminou com muitas críticas. Muitos grupos formadores de opinião não gostaram do texto final que altera muito pouco as medidas já realizadas. Muitos países se negaram a assumir alguns compromissos, principalmente em relação à utilização dos recursos naturais.

Realmente o evento não conseguiu atingir as expectativas e sem dúvida falta muito para o Brasil ser um país realmente influente, mas seria muita ingenuidade acreditar que viveríamos em mundo cor-de-rosa ou verde (que é mais a cara da atualidade) depois desse evento. É claro que o brasileiro é um povo muito capaz, mas seria muita pretensão nossa querer mudar bilhões de anos de história desse planeta em apenas alguns dias.

Do lado de fora das grandes negociações pôde perceber essa tensão, existe um desejo não só dos brasileiros, como de outros povos, de um mundo melhor hoje. A humanidade anseia por mudanças imediatas.

Mesmo acreditando que estamos no caminho certo e que evolução demanda tempo, o que podemos tirar dessa história toda não é nenhuma novidade, quem tem que se preocupar com o futuro do planeta e da humanidade é a própria população, governantes são administradores que enxergam a população em sua totalidade e muitos deles se apegam a medidas paliativas para conter os ânimos de quem quer resolver o hoje.

Todo mundo quer um presente e um futuro melhor, isso parece ser um consenso, então que tal fazer algo diferente e assumir um pouco a responsabilidade?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: