Dia 02 de Dezembro: Dia do RP!


Entendendo Relações Públicas…

A atividade de Relações Públicas é bem sedimentada no campo da comunicação e visa o aprimoramento dos relacionamentos da organização, tanto no âmbito interno como no externo. Teve início nos Estados Unidos e hoje é legalizada e reconhecida no Brasil.

As Relações Públicas, como área do conhecimento, descende em grande parte da cultura estadunidense. Porém existem muitos teóricos no Brasil que se dedicam a pesquisar e a fornecer dados para a definição dos seus paradigmas. A Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), em uma definição clássica afirma que:

Relações Públicas é o esforço deliberado, planificado, coeso e contínuo da alta administração para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre a organização pública ou privada e seu pessoal, assim como entre a organização e todos os grupos aos quais está direta ou indiretamente ligada. (PINHO, 2002, PP. 83/4)

As Relações Públicas estão diretamente ligadas aos órgãos de staff das organizações e suas ações dependem de um trabalho sinérgico entre a alta administração e o gestor de Relações Públicas. Para que sua atuação seja efetiva, seus esforços devem ser aceitos de livre vontade pelos dirigentes, a fim de não comprometer a continuidade do programa.

É inegável ainda que o conceito de públicos é o principal objeto das Relações Públicas, pois a opinião pública determina a legitimidade e a vida de uma organização. É importante que as organizações mantenham um relacionamento direto, transparente e conciso com os seus públicos. Nesse contexto, as Relações Públicas irão intermediar o diálogo entre as duas partes –organizações e público – fazendo seu papel político, administrativo e de mediador. O diálogo pressupõe que as duas partes possuam voz ativa, constituindo um processo de comunicação de mão dupla.

Não há uma homogeneidade de públicos na sociedade, pois os indivíduos são diferentes uns dos outros formando núcleos unidos por interesses afins, culturas específicas e constituindo, desta forma, uma pluralidade de públicos.

É justamente neste ponto que se fundamenta a essência de Relações Públicas e que se acentua sua diferença em contraposição a outras áreas da comunicação, assumindo sua função política dentro das organizações.

Anúncios

Uma resposta para “Dia 02 de Dezembro: Dia do RP!

  1. Pessoal, bacana a iniciativa de falarmos sobre a nossa profissão neste #diadorp. Também fiz uma postagem no RPalavreando : http://rpalavreando.blogspot.com/2009/12/no-dia-das-rp-quero-falar-de-rp-20.html. Abraços, Carol Terra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: